Untitled

Regulamento das Competições de Fumada Lenta

OBJECTIVOS DA COMPETIÇÃO

O objectivo da competição é ter participantes ou equipas a fumar um cachimbo pelo maior período de tempo possível sem o reacender e definir quem o faz por mais tempo. Cada participante ou equipa terá de usar a mesma quantidade de tabaco, um cachimbo e calcador semelhantes.

PARTICIPAÇÃO

1. Só podem fazer parte desta competição pessoas maiores de 18 anos. 

2. O Cachimbo Clube de Portugal, tem o direito de limitar o número de participantes. 

TABACO

3. Os participantes usarão apenas o tabaco seleccionado pelos organizadores da competição.

4. A quantidade de tabaco a ser usada será de três (3) gramas.

CACHIMBO

5. No início da competição, os organizadores fornecerão a todos os participantes os cachimbos a serem usados.

6. Os cachimbos serão feitos em Erica Arborea, direitos e de formato clássico, com ou sem filtro removível e capazes de conter pelo menos três (3) gramas de tabaco. Este será fornecido pela organização.

7. Caso o cachimbo tenha filtro, o participante pode tirá-lo.

JÚRI

8. O júri tem a autoridade total.

9. Cada grupo de participantes será acompanhado por um (1) assistente. Os assistentes são escolhidos pelo chefe da competição. Controlarão a competição, supervisionarão constantemente os participantes e usarão o quadro de registo de tempos colocado à frente dos participantes para registar o tempo conseguido por cada um dos participantes. Os assistentes distribuirão os cachimbos e os outros objectos estipulados no Artigo 14. Seguirão as instruções do júri sempre que tal seja necessário. Se durante a competição o júri considerar que um assistente é ineficiente, pode proceder à sua substituição.

PARTICIPANTES

10. Cada participante receberá um cartão para registo dos tempos, uma folha de papel de apoio à fumada. Cada participante sentarseá então na sua respectiva mesa/cadeira numerada.

11. Os participantes só poderão usar um calcador de madeira, com quinze (15) mm de diâmetro e dez (10) de comprimento, que será fornecido pelos organizadores.

12. Quando o chefe da competição der sinal, o assistente entregará a cada participante um (1) cachimbo; depois de o examinar, o cachimbo será colocado à frente de cada participante. Qualquer cachimbo defeituoso pode ser substituído.

13. Quando o chefe da competição der sinal, cada assistente colocará um (1) calcador de acordo com o descrito no Artigo 11 e um (1) pacote de tabaco em frente a cada participante. Os participantes não podem tocar no tabaco antes de ser dado o sinal de começo.

14. O assistente certificar-se-á que apenas os objectos seguintes estão em frente a cada participante:
a) O cachimbo

  1. O pacote de tabaco
  2. O calcador de madeira
  3. Dois (2) fósforos numa caixa
  4. Uma folha de papel de apoio à fumada
  5. Um cartão para registo dos tempos

Cada participante deverá ter presente que:

  1. O calcador só pode ser utilizado quando o cachimbo está na boca.
  2. É proibido bater ou agitar o cachimbo seja de que maneira ou de que modo for.
  3. O participante pode remover o bocal do cachimbo durante uns segundos durante a competição de modo a retirar qualquer líquido, batendo com ele na folha de papel e soprando-o
  4. A folha de papel pode ser usada pelos participantes para limparem o calcador durante a competição.
  5. Os participantes podem tirar as cinzas do cachimbo, mas não podem voltar a substituir seja que quantidade de tabaco for que tenha caído durante essa operação.
  6. Os participantes podem beber passados os primeiros dez (10) minutos do início da competição. Terão à sua disposição em cada mesa água e copos.
  7. Não é permitido manter o cachimbo aceso através de sopro no fornilho, seja ele feito a partir da boca quer seja feito pelo nariz. Se isso acontecer o participante será desqualificado.

15. Quando o chefe da competição der o sinal de início, os participantes abrirão o pacote de tabaco e terão cinco (5) minutos para encher o cachimbo.

16. O tabaco só poderá ser desfeito dentro deste período de preparação.

17. Os participantes não podem humedecer o tabaco seja de que modo for.

18. Os participantes não podem pôr no cachimbo nenhuns materiais estranhos tais como giz, filtro ou materiais semelhantes.

19. Passados cinco (5) minutos, o assistente cronometrista retirará o tabaco remanescente.
20. Quando o chefe da competição der sinal, os participantes devem acender os seus cachimbos, e o tempo será registado a partir de então.

21. Os participantes terão um (1) minuto para acender o cachimbo usando um (1) ou os dois (2) fósforos. Qualquer dos fósforos que se parta ou não acenda será substituído pelo assistente cronometrista.

22. O participante que deixe apagar o seu cachimbo deverá dar imediatamente o seu cartão de registo de tempo ao assistente.

23. Caso um assistente suspeite que um cachimbo se apagou, poderá pedir ao participante que expire fumo. Se o cachimbo estiver totalmente apagado e o participante não tiver informado atempadamente, tal como estipulado no Artigo 22, o cronometrista pedirá ao júri para desqualificar o participante por falta de “fair-play”.

24. O participante desqualificado deverá entregar ao assistente o seu cartão de registo de tempo.

25. Se um participante deixar arder o cachimbo, o júri desqualificá-lo-á.

PUBLICIDADE

26. Os membros do júri não podem usar na roupa qualquer anúncio ou marca que não tenha sido aprovado pela organização. Exceção para as marcas da roupa.

TAXA DE INSCRIÇÃO

27. Os organizadores estabelecerão uma taxa de inscrição para a competição; cada participante pagará a taxa, que não é reembolsável, até ao limite do prazo de inscrição fixado pelos organizadores.

28. Os organizadores poderão aceitar ou rejeitar inscrições à última hora ou substituições.

29. Além da taxa de inscrição, cada participante pagará todos os custos em que incorrer. Também estes não serão reembolsáveis.

RESULTADOS FINAIS

30. O júri elaborará a lista final dos vencedores. A decisão do júri é irrevogável e obrigatória.

VENCEDOR INDIVIDUAL

31. O vencedor será o participante que fumar por mais tempo, desde que o cachimbo não esteja queimado e que o participante não tenha infringido nenhum dos regulamentos. O júri inspeccionará os cachimbos fumados pelos dez (10) melhores fumadores para se certificar que os cachimbos não estão queimados.

VENCEDOR EQUIPAS

32. Cada equipa pode ser composta por um máximo de cinco (5) fumadores. Serão tomados em consideração os tempos registados pelos três (3) melhores vencedores de cada equipa.

RECLAMAÇÕES

33. Os participantes podem apelar contra a decisão do cronometrista fazendo uma queixa ao júri até quinze (15) minutos depois da competição.

34. Depois do tempo estipulado acima, não será aceite nenhuma reclamação.

35. Os organizadores declinam toda e qualquer responsabilidade por quaisquer danos ou ferimentos causados por coisas ou pessoas, quer estas sejam participantes quer não.

36. Ao entrar na competição, os participantes concordam, implicitamente, submeterem-se aos Regulamentos do Cachimbo Clube de Portugal, ipso facto.

NOTA

37. O Cachimbo Clube de Portugal reserva-se o direito de decidir sobre quaisquer casos que possam surgir.

CCP - 2015